04/09/2017 - por Rômulo Melo

Assessor de Comunicação traz em relatos, breve histórico da Câmara de Vereadores de Campo Alegre

Trabalhando há quase 05 anos como Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Campo Alegre, o jovem Rômulo Melo, teve a curiosidade de buscar em meio a todos os acervos encontrados no Legislativo campo-alegrense, curiosidades referentes à Casa de Leis do nosso município, tais como, os vereadores que formaram a primeira legislatura; a primeira sessão ordinária; o horário que era realizado as reuniões; a primeira redatora de atas; quantidade de vereadores de outras legislaturas; vereadores que chegaram a ser eleitos como prefeitos, entre outros.

A Câmara Municipal de Campo Alegre foi implantada a partir do mês de janeiro de 1961, tendo como seu primeiro Presidente João Simião Filho, que juntamente com os vereadores: José Ferreira Gomes, Durval Paulo da Silva, Dermeval da Costa Nunes, Antônio Monteiro da Silva, José de Souza Gomes, José Raimundo Teles, Eraldo de Souza Lima e José Pereira Lima formaram a primeira legislatura.
Um fato curioso é que desde sua fundação, a Câmara sempre foi localizada no mesmo local, no centro da cidade. No ano de 2001, houve uma ampliação do prédio do Poder Legislativo, com a construção de 02 (dois) banheiros, 05 (cinco) salas e 01 (uma) cozinha. Outro ponto que chama a atenção, é que a mesa que é ocupada pela presidente, 1º e 2º secretários é a mesma desde a década de 70, porém, passou por pequenas reformulações, assim como os demais móveis como birôs, tribuna e cadeiras que ficam localizadas no plenário que foram renovados ao passar do tempo.
Dentre os vereadores que chegaram a ser eleitos como prefeitos da nossa cidade podemos citar: José Virgínio da Silva, José Ferreira Gomes (Zé Dentista), Jorge Matias, Jorge Cavalcante Madeiro e Miguel Felizardo.
A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Campo Alegre foi realizada no dia 1º de fevereiro de 1961 com horário de início às 12:00 horas (meio-dia), tendo como primeira Redatora de Atas, a senhora Teresinha Rolim da Silva.

Do ano de 1961 a 1992 as composições da Câmara eram de 09 (nove) vereadores cada legislatura. A partir de 1993 até o ano de 2004 as legislaturas foram compostas por 12 (doze) vereadores. De 2005 a 2012 a composição foi de 09 (nove) vereadores. Atualmente a legislatura é composta por 15 vereadores.

A Câmara Municipal de Campo Alegre tornou-se independente a partir do dia 1º de abril de 1993 na gestão do então Presidente Joelson Guedes da Silva.

A Câmara é o local mais importante de atuação dos vereadores, pois é onde exercem o papel de legisladores e de fiscalizadores da Administração Municipal. O poder de cada vereador, no entanto, é exercido nos limites da sua Câmara e de acordo com as leis que a criaram e que a organizam.

São três as funções de uma Câmara de Vereadores: Função Legislativa, Função Fiscalizadora e Função Deliberativa.

Essas funções são semelhantes em todas as Casas Legislativas do País.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campo Alegre atualmente são realizadas às quartas-feiras a partir das 09h:15min.

Sede da Câmara de Vereadores de Campo Alegre:

A Câmara de Vereadores de Campo Alegre fica localizada na Rua Senador Máximo Nº: 35 – Centro. Telefone: 3275-1171.

Fonte: Rômulo Melo - Assessoria de Comunicação / CMCA.