08/11/2017 - por Rômulo Melo

Coleta seletiva, Reciclagem e Educação Ambiental foram os principais temas entre os vereadores durante sessão ordinária

Nesta quarta-feira, 08 de novembro de 2017, com a presença de quatorze vereadores, foi realizada a 36ª Sessão Ordinária do ano da Câmara Municipal de Campo Alegre. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Poder Legislativo, vereadora Kelly Guimarães, do 1º secretário, vereador Alan do Lucinho (PHS) e da vereadora Jeane Nascimento (PSDB), que substituiu a ausência do 2º secretário, vereador Josevan Batista (PSDB).

Projetos de Lei Aprovados em 1º Turno:

Em 1º turno foi colocado para discussão e votação o Projeto de Lei que cria parceria da Rede Pública de Ensino com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do município de Campo Alegre (COOPECMARCA). A presente parceria servirá para que toda Rede Pública Municipal de Ensino destine seus materiais recicláveis não mais utilizados e/ou arrecadados através de campanhas educativas para a COOPECMARCA. O referido Projeto é de autoria dos (as) vereadores (as): Kelly Guimarães, Jura, Jeane Nascimento, Alan do Lucinho e G. Correia.

Ainda foi aprovado em 1º turno por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que diz que o servidor que no curso do período aquisitivo afastar-se do serviço por recomendação média por 90 (noventa) dias ou mais, intercalados ou consecutivos, não fará jus ao gozo de férias nem ao respectivo adicional.

Projetos de Lei que deram entrada na Casa:

A vereadora Rejane da Silva (PSDB), apresentou Projeto de Lei que altera denominação de Logradouro Público e dá outras providências. Segundo o título do Projeto, a Unidade Básica de Saúde Nazaré Maria da Silva Souza (PSF - 11) localizada na Rua Dorgival Gonçalves, no Distrito Luziápolis, passará a funcionar com denominação de Unidade Básica de Saúde Jorge Felizardo de Souza.

Também foi encaminhado à Câmara Municipal, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a denominação da Unidade Básica de Saúde Deputado Antônio Holanda, localizada também na Rua Dorgival Gonçalves, no Distrito Luziápolis, onde passará a ser denominada de Unidade Básica de Saúde José Firmino da Silva.

Ambos projetos foram encaminhados as Comissões Permanentes da Casa para apreciação e posteriormente serem colocados em votação do plenrário.

A convite feito pela vereadora Kelly Guimarães, presidente da Casa de Leis, a sessão contou com a participação do Coordenador da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Campo Alegre (Coopecmarca), Luiz Lorhans, do Presidente do Comitê de Resíduos Sólidos, Eudys Araújo e Cássia Maria membro do referido comitê, que usaram a Tribuna do Parlamento para discorrer sobre a importância das atividades desenvolvidas no município de Campo Alegre a respeito da coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental, trabalho esse, conduzido com bastante comprometimento e brilhantismo, tornando o município uma referência para todo o Estado de Alagoas.

O Coordenador Ambiental Luiz Lorhans, pontuou os resultados bastante positivos que vêm surgindo com o passar do tempo, na vida dos cooperados da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campo Alegre - AL. Esteve ainda destacando o desenvolvimento sustentável com a geração de trabalho e renda, o que movimenta a cadeia produtiva relacionada à coleta seletiva e reciclagem. Além disso, ele foi enfático ao falar das ações favoráveis ao seu fortalecimento e a expansão das atividades diárias.

Já o Presidente do Comitê de Resíduos Sólidos, Eudys Araújo, fez um pronunciamento voltado a atuação do Comitê ao longo dos seus três anos de existência. O colegiado que atualmente é formado por 10 membros tem o principal objetivo a educação ambiental. Eudys, aproveitou a oportunidade para explanar sobre as diversas atividades e projetos de iniciativa do referido Comitê.

Inscritos para fazer uso da palavra livre os (as) vereadores (as): Jura, Jeane Nascimento, G. Correia, Alan do Lucinho, Valdilene Simplício e Kelly Guimarães que falaram sobre assuntos diversos.

A sessão ainda contou com a presença de Renato Queiroz, jovem liderança do município de Craíbas que acompanhou todo o trabalho legislativo desta quarta-feira.

Não havendo mais nada a ser discutido, a presidente Kelly Guimarães convocou os vereadores para a próxima Sessão Ordinária que será realizada no dia 22 de novembro, às 09h:15min na Casa Vereador José Ferreira Gomes